03.jpg
  help
Hora Do Conto > O Mundo Mágico do João
Domingo, 15 Abril 2018, 16:30
Hora do Conto


A literatura infantil tem-se mostrado um meio muito eficaz na promoção do desenvolvimento social, afetivo, assim como do enriquecimento de vocabulário, o qual promove a comunicação e a compreensão. À medida que a criança vai criando um léxico passivo, ela vai armazenando um elevado número de dados e informação, que lhe vão servir para o resto da vida.

A autora Maria Isabel Castro estreou-se em dezembro de 2015 com a publicação de "O Mundo Mágico do João", uma história que ajuda as crianças a perceber que os medos não são intransponíveis.
Educadora de Infância de profissão, com um vasto leque de experiências profissionais no âmbito da educação e da promoção e proteção dos direitos das crianças e da formação de educadores, entre outras, considera que o livro é uma fabulosa ferramenta de comunicação e serve-se do mesmo para chegar junto dos mais novos, ajudando-os a perceber e a descodificar receios que lhes correm na alma e no pensamento. Em simultâneo, promove o gosto pelo livro e pela leitura.


E foi assim que ”O mundo Mágico do João”, publicação da Chiado Editora,  chegou de sul a norte de Portugal, através de sessões realizadas em bibliotecas municipais: José Saramago, em Beja, na iniciativa Primeiras Obras e Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, na iniciativa “Dormir com Livros”, entre outras; em diferentes livrarias, Lojas Fnac e Bertrand e em sessões em escolas e colégios. Entretanto, ultrapassou a fronteira de Portugal e chegou a Munique, onde se realizou uma sessão para uma comunidade bilingue.  A autora foi convidada para estar presente em Berlim, na Escola Portuguesa, mas tal não foi realizado devido aos calendários escolares. A Olá Livro, site destinado a obras de língua portuguesa no estrangeiro, também abriu as suas portas ao livro "O Mundo Mágico do João".

Em novembro de 2016, entrou na 2ªedição.
Presentemente continuam a realizar-se sessões para as escolas, onde a obra tem sido muito bem recebida.
A obra está também traduzida em francês, inglês e alemão e entrará brevemente num mercado novo.


A nossa página de facebook e canal de Youtube partilham com a comunidade um vasto conteúdo, em diferentes formatos. Alguns dos vídeos que se podem encontrar incluem apresentação da autora e do projeto, conto da história pela autora e apresentações dinâmicas das várias sessões realizadas.
Localização : Auditório / Galeria

Voltar

Rua Rodrigues Faria,n. 103 - Ed. G - 0.3, 1300-501 LISBOA (Antiga Gráfica Mirandela em Alcântara)