03.jpg
  help
Eternal Forest > Art Decumentary
Quarta-feira, 01 Agosto 2018, 19:00
Como parte da sua residência artística na Raizvanguarda em Góis, Evgenia Emets produziu um filme com entrevistas à comunidade local. Inspirada pelas suas memórias, histórias e visões da floresta, criou uma série de poemas e obras visuais. O projecto envolve o contacto com a comunidade local, explorando a sua relação com a floresta, e criando uma oportunidade de reunião e a instalação de um objeto artístico numa das florestas naturais locais.

O projeto foi feito em Góis e Arganil, Portugal, na região que sofreu incêndios gravíssimos em outubro de 2017, depois de décadas de práticas florestais insustentáveis e monocultura generalizada do eucalipto. 

Desde tempos antigos, as florestas fornecem-nos riquezas incessantes, inspirando-nos reverência e até crenças de forças sobrenaturais. A nossa sobrevivência depende da floresta que nos sustentou e apoiou. Florestas, um lugar de aparentes recursos infinitos, foram transformadas em desertos e monoculturas.

É o tempo de nós considerarmos a nossa interação com a floresta. O objetivo do projeto é abrir uma conversação entre as pessoas. Através do aumento da consciência e da criação do sentido de propriedade da terra podemos começar a procurar soluções para os desafios enfrentados pelas florestas em Portugal.

A floresta existe numa escala diferente da dos humanos. Ela cresce lentamente, o seu tempo de vida é centenas de vezes mais longo do que a vida humana. Evgenia gostaria de explorar a ideia mais profunda do tempo na qual a floresta existe, e representar as minhas descobertas através de um conjunto de poesia visual e instalação site-specific. 

A artista, e a Raizvanguarda, convidam a comunidade a entrar na floresta, a escutar e ouvir a sua voz e a contar as suas próprias histórias da floresta. O filme teve a colaboração de Fernando Antunes Amaral.

Evgenia Emets
www.evgeniaemets.vision

Localização : Auditório / Galeria

Voltar

Rua Rodrigues Faria,n. 103 - Ed. G - 0.3, 1300-501 LISBOA (Antiga Gráfica Mirandela em Alcântara)