33 €

Autor

Alvaro Deprit

Sinopse

"Nos anos 70 e 80, o deserto de Tabernas, perto de Almeria, no sul da Espanha, tornou-se a Hollywood dos ocidentais. Foi aqui que o lendário cineasta Sergio Leone fez filmes como Once Upon a Time in the WestFor a Fistful of DollarsFor a Few Dollars More and The Good, the Bad and the Ugly, fazendo do Deserto de Tabernas, com as suas paisagens e cenários, de baixo custo, um ponto de referência para os ocidentais.

Nos anos 90, os cineastas pararam de fazer filmes em Almeria principalmente porque as condições não eram muito acessíveis. Os sets de filmagem foram transformados em recintos de feiras ou foram abandonados e as pessoas que trabalharam e viveram em torno do circuito de cinema, como duplos e figurantes, dedicaram-se a fazer apresentações ocidentais para atrair turistas.

A crise económica em Espanha também afectou esta indústria, que anseia pelos dias de glória dos filmes ocidentais. Na realidade, as apresentações para turistas evocam uma era que está desaparecendo e os rostos dos artistas revelam sua expectativa melancólica de um fim que já foi anunciado.

A melancolia não vem apenas do fim de uma era de ouro no cinema: neste grande cenário, tornou-se uma imitação de uma imitação. O homem tenta encontrar uma certa dose de ficção, mas não por uma necessidade bem conhecida de evadir, mas porque precisa descobrir "o possível" aparte do real, o que foi deixado de fora ou poderia ter sido (e não foi) . Num marco histórico da crise e horizontes limitados, o imaginário ocidental é a projeção de uma possibilidade a oeste do oeste ".

Texto de Erik Vroons

Encomendas

livraria@lerdevagar.com