A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
// 28 Jul  2019
Categoria de Evento:
17:00 - 18:00

Cosmópolis, da cantora brasileira Izza, chega em formato duo em solo europeu.

Cosmópolis não é mais um trabalho sobre a cidade. A grande metrópole também é uma entidade fundamental em “Cosmópolis”, EP que marca a estreia solo da cantora Izza. Diferente de outras obras que versam sobre o tema, porém, o fundamental em Cosmópolis é a delicadeza que a presença da cantora e compositora carrega diante do fluxo caótico, das urgências e excessos urbanos.
A sonoridade de Izza é complexa e suave, construindo uma profusão de sentidos como os que a cidade produz sobre nós. Como define Lúcia Porto para o blog Crush Hifi, “Cosmópolis é um álbum melódico, pontuado por boas guitarras, boas letras com um quê de melancolia. Não é só MPB, é pop com fundo de ambiências. É contemplativo, há uma viola (erudita), acordeão e piano, uma roupagem ousada para arranjar”.
Se Izza plana em Cosmópolis entre a poesia e o caos, os arranjos do disco também misturam influências contemporâneas à delicadeza que permeiam a estética da artista. Os arranjos são fruto do encontro da compositora com os músicos Matheus Lucena (guitarra) e Gilmar Iria (acordeão e viola), que, com a cantora, assinam a direcção musical do trabalho.

 

 

Izza é cantora e compositora. Natural de Fortaleza (CE) e radicada em Belo Horizonte há mais de dez anos, a artista estabelece diálogo sensível entre a MPB e a música indie. A sua voz marcante mistura delicadeza e intensidade através de domínio da técnica e emoção. Com formação no teatro e na música, Izza consegue levar para suas canções e apresentações a expressividade que aproxima o público, explorando o melhor de cada linguagem artística.

“Cosmópolis” (2017), EP de lançamento de sua carreira solo, é seu trabalho mais autoral, íntimo e pessoal, trazendo referências contemporâneas que sempre permearam a criação da artista. O trabalho já ganhou os palcos de festivais importantes tais como o Sonora – Festival Internacional de Compositoras e o Música Itinerante. Também circulou por diversas capitais, tais como Recife, Fortaleza e São Paulo e cidades no interior do estado de Minas Gerais, tais como Congonhas, São Gonçalo, Itabira e Pará de Minas. Nesta última realizou apresentação com a Orquestra Arte Nossa, projeto que culminou na circulação “Izza e Orquestras Brasileiras”, com concertos nas cidades de Itabira, Pará de Minas (MG) e Fortaleza (CE).

Izza é graduada em Teatro com formação complementar em Música pela UFMG. Formou-se em canto pela Bituca Universidade de Música Popular e também realiza formação musical na Fundação de Educação Artística. Lecionou disciplinas de Expressão Vocal em escolas importantes de Minas Gerais, tais como Curso de Teatro do Cefart Palácio das Artes, Teatro Universitário da UFMG e Escola de Teatro da PUC Minas.

Por seis anos esteve à frente dos vocais do grupo Oxente Uai, com o qual lançou o disco Feito Passarim (2016), trabalho autoral com direção musical de Fernanda Gonzaga. Na interseção entre teatro e música, participou da preparação vocal e criação de trilha sonora de mais de 12 espetáculos da capital mineira. Realizou intercâmbio artístico com Francesca della Monica na Itália, onde integrou o elenco do espetáculo Rifrazioni di Alice (2014), direção de Marcelo Cordeiro. É pesquisadora da metodologia de trabalho vocal de Della Monica, acompanhando e produzindo Workshops da artista em Belo Horizonte desde 2011.

 

// Galeria 1º Piso
// Entrada 10 €