A carregar Eventos
// 30 Ago  2021
 / 26 Set  2021
Categoria de Evento:
0:00 - 23:59

Alzira Relvas nasceu em Espinho em 1959. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior das Belas Artes da Universidade do Porto, tem dedicado a sua atividade profissional ao ensino das Artes, lecionando atualmente na Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho. Com incursões noutras formas de expressão plástica, é fundamentalmente na pintura que tem desenvolvido o seu percurso artístico, com uma vasta obra produzida ao longo de décadas.

Os quadros apresentados em GEO-METRIAS III inserem-se na corrente do abstracionismo geométrico, revelando “estruturas” que proporcionam várias camadas de leitura e diversas pistas de sentidos, combinando o rigor da forma com o recurso a técnicas desenvolvidas ao longo do seu percurso artístico. Vetores de tempo, de espaço, de circulação urbana, de rede tecnológica, de máquinas, de fluxos, de movimentos, que associamos à contemporaneidade: sociedade de velocidade, de padrões, de muita informação, ainda assim muitas vezes em desencontros, sem esperança de intersecções.

Para Alzira Relvas, “a geometria está em tudo”. Nas palavras da pintora, “a geometria da repetição contém o improviso das pinceladas. A variação maior entre as figuras e a cor, quando ocorre, acentua a estrutura rítmica e convida o observador a deslocar o olhar para longe e para perto. As grandes áreas, que atuam como cenários para pequenos versos narrativos, evidenciam um diálogo constante entre a linha e a mancha”.

Em GEO-METRIAS III, sublinha a artista, pretende-se “ainda obter reações na perceção visual, com jogos de figura, fundo ou nas perspetivas opostas e de caráter ambíguo, pela colocação das cores. O movimento geral da composição é ritmado por linhas e direções ascendentes e descendentes, daí resultando efeitos óticos”.

 

// Galeria (1º Piso) // Entrada Livre