A carregar Eventos
// 21 Jun  2019
Categoria de Evento:
18:30 - 20:30

Apresentação dos livros de poesia de Álvaro Seiça: ‘previsão para 365 poemas’, com ilustrações de Bernardo Bagulho, e ‘ensinando o espaço’, com ilustrações de Sofia Morais. Leitura de poemas pelo autor, Liliana Vasques, Nuno Miguel Neves e Mathias Traxler.

 

Previsão para 365 poemas começou como um exercício de escrita diarística: escrever um poema por dia, durante um ano. Os poemas encontram-se simultaneamente no presente, no futuro e no passado. Apesar de se presentificarem na leitura, os poemas são esquissos e previsões para possíveis futuros. Ao mesmo tempo, a sua forma imita a convenção dos prosadores quando citam poesia. Os poemas foram escritos como previsões meteorológicas, em alusões e críticas mais ou menos directas, que incluem o quotidiano, a viagem, a política, a transição, o absurdo, a memória e o testemunho, os costumes, a injustiça, a infância, a linguagem, a escrita, as aves, as árvores e o que quisermos ler.

Publicado pela não (edições) em Lisboa, 2018, com ilustrações de Bernardo Bagulho.

Ensinando o espaço é um livro dividido em três partes: poemas alfa, beta e gama. As três partes foram escritas para uma hipotética máquina, um hipotético adulto e uma hipotética criança. O processo de escrita partiu do livro infantil Adress Vintergatan (2003), de Malin Wedsberg, no qual a autora explora a via láctea e os elementos do universo. Com base neste livro, Seiça traduziu automaticamente o texto de Wedsberg da língua sueca para a língua portuguesa, reorganizando as palavras fornecidas na língua portuguesa. Seguidamente, usando os títulos de Wedsberg e os resultados de pesquisas de imagens na Internet, escreveu sobre outras noções de espaço, como o espaço íntimo da casa, a relação entre adultos, e a possibilidade de ensinar, aprendendo, o espaço e o universo a uma criança.

Publicado pela não (edições) em Lisboa, 2017, com ilustrações de Sofia Morais.

Mais informações em alvaroseica.net e livrosnaoedicoes.tumblr.com

// Evento de Facebook
//
Galeria
(1º Piso) // Entrada Livre