A carregar Eventos
// 27 Nov  2021
 / 30 Nov  2021
Categoria de Evento:
20:00 - 21:00

De 17 a 28 de Novembro de 2021 – 2ª a sábado 20h domingos 17h

// O Mestre é um projecto de teatro sobre a passagem de conhecimento e as figuras essenciais que este acto pressupõe: o que conhece e o que desconhece.
É um projecto sobre o papel e lugar em que mestre e discípulo se colocam para que esta relação possa existir.
A actriz Maria João Falcão convidou o artista Michel, seu professor de sapateado, para trabalhar sobre esta figura (maioritariamente) masculina e criar um espectáculo que reflicta sobre a autonomia numa relação de aprendizagem.

// Maria João Falcão: Actriz licenciada em Teatro pela ESTC e mestrado em Theatre Practices na ArtEZ, Holanda. Viveu e estudou teatro em em Madrid, Paris e Nova Iorque. Estudou na École Philippe Gaulier, SITI Company e Odin Teatret. Em teatro tem trabalhado com diversos encenadores como Antonino Solmer, Amândio Pinheiro, Miguel Loureiro, André Amálio, Carlos Pimenta, André Murraças, Nuno Cardoso, Maria João Luís, André Gago, Jorge Silva Melo, João Telmo, Rodrigo Francisco, Toni Cafiero e Hugo Franco. Trabalha em teatro, cinema e televisão. Em 2019 cria a plataforma de teatro número cinco e o seu primeiro projecto de teatro, Sob Convite. Nasceu e actualmente vive em Lisboa.

// Michel: Autor, actor, músico, mestre de sapateado e coreógrafo. Começou a estudar sapateado em 1960, em Paris altura em que integra a companhia “Paris Claquettes Show. Nos anos 80, estuda tap dance e trabalha como bailarino nos EUA e em Portugal. Muda-se para Lisboa e torna-se professor de sapateado na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, onde lecciona durante mais de 30 anos. Cria o Tap Dance Day, é director artístico e performer no espaço Pétaouchnok, presidente da Associação do Sapateado em Portugal e criador do Tap Dance Center Lisboa. Actualmente é músico e tap dancer residente do Hotel Tivoli em Lisboa e professor de sapateado no IFICT. Como actor, integra Companhia Maior desde 2010 e tem sido dirigido por Tiago Rodrigues, Clara Andermatt, Mónica Calle, Filipa Francisco, João D’Ávila e João Mota.

// Ficha técnica:
concepção, texto e direção artística: Maria João Falcão criação e interpretação: Michel e Maria João Falcão coreografia e apontamentos musicais: Michel espaço cénico e figurinos: Maria João Falcão apoio à criação: Bernardo Souto e João Simões apoio à dramaturgia: prof.ª Eugénia Vasques produção: número cinco associação cultural apoios: CML/Polo Cultural das Gaivotas|Boavista, Livraria Ler Devagar, República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, BalletShop, Seetickets

 

//  Galeria (1.º Piso) //  Entrada: 8€ – M/12

 

Info: www.numerocinco.org/omestre

Bilhetes: https://www.seetickets.com/pt/tour/o-mestre