A carregar Eventos
// 28 Set  2019
Categoria de Evento:
17:00 - 19:00
Sessão de Lançamento da obra “Quando o nevoeiro passar”, da autoria de João Fernandes e publicada pela Emporium Editora. O livro — o segundo romance do autor — será apresentado por Maria José Vitorino, professora e bibliotecária.

O romance trata das reflexões que um jovem, na casa dos 20 anos, faz desde Almada Velha, sentando-se a olhar o Tejo e tentando ver Lisboa sob um denso nevoeiro. No contexto dos piores anos da crise económica, no início desta década, o jovem conjectura longamente sobre as suas expectativas, sobre as suas experiências e sobre as poucas possibilidades de realização pessoal aos mais diversos níveis, ao mesmo tempo que projecta sobre outras paragens e outro tempo a sua vida ideal e o cumprimento do seu destino. É então que relembra como, noutro lugar do globo, viveu um episódio que constituiu uma espécie de revelação e depois do qual nada voltou a ser o que era.

 

Além do Autor João Fernandes e da editora, a sessão de lançamento contará com a presença de Maria José Vitorino que apresentará a obra. É professora, bibliotecária e dirigente da associação cultural Laredo, pós-graduada em Ciências Documentais e mestre em Ciências da Educação — Educação e Leitura. O Autor João Fernandes nasceu em Vila Franca de Xira a 27 de Fevereiro de 1991. Cresceu e fez toda a escolaridade em Alverca do Ribatejo. Licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, em 2012, e no mesmo ano publicou o seu primeiro romance, “Povo que lavas no rio”. É mestre em Metropolização, Planeamento Estratégico e Sustentabilidade. É fundador do Grupo de Leitura de Alverca, criado em 2014. Entre 2015 e 2016 dinamizou um grupo de conversação em língua portuguesa em Gijón, Espanha. É investigador associado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa desde 2016. Em 2019, publica o seu romance “Quando o nevoeiro passar”.

 

// Galeria (1º Piso)