A carregar Eventos
// 07 Mar  2020
Categorias de Evento:
,
21:00 - 22:00

O Recital de Piano e Poesia – Entre Sonho, por Sofia Sarmento (piano) e Francisca Sarmento (actriz), apresenta de forma intercalada um conjunto de obras musicais e poéticas especialmente escritas e dedicadas à temática da infância.

 

 

Programa:

R. Schumann com poesias Afonso Lopes Vieira
Cenas Infantis op.16

C. Debussy – Children´s Corner

Sofia Sarmento – Tempo de Renascer

José Sarmento com poema de Firmino Mendes
Menina Alegria

 

 

// Galleria 1º Piso // Entrada 5 euros – normal, 3 euros – estudantes e reformados
// Website

 

Sofia Sarmento, piano
Sofia Sarmento (Braga, 1988) é pianista e professora de piano. Realizou a sua formação superior em Portugal e Inglaterra, com os professores Fausto Neves, Margaret Fingerhut e Julian Jacobson, tendo sido apoiada por: Trinity Laban Postgraduate Bursary Fund, Henry Wood House Bursary Fund (Universidade de Greenwich), Trust Fund, Bullock Fund, Endowment Fund e bolsa do Conservatório de Birmingham.
Durante o seu percurso participou como aluna bolseira nos festivais internacionais de música British Isles Music Festival, Música em Compostela, Chetham´s Summer School for Pianists, e Porto PianoFest. Sofia foi premiada com prémios nacionais e internacionais de piano, tais como: John Campbell Prize (2015), 1º Prémio no Concurso Peter Donohoe (2014), Prémio Melhor Interpretação e 2º Prémio no Concurso Ibérico do Alto Minho. Apresentou-se em salas de renome em Portugal, Espanha, Inglaterra, Malta e China.
Como performer especializou-se em música contemporânea, tendo gravado em directo para a BBC Radio 3 num pré-concerto dos BBC Proms com música de Michael Finnissy, em Londres.
Sofia é uma pianista bastante versátil e integrou projectos diversos associados à música: cinema (Espelho Mágico de Manoel de Oliveira), dança (Arte Total e Trinity Laban), música para filmes (em colaboração com Miguel Sarmento), orquestra (Orquestra Filarmónica de Braga).
Actualmente exerce funções docentes e como pianista acompanhadora no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

 

Francisca Sarmento, actriz
Francisca Sarmento (Guimarães, 1996) divide a sua actividade entre o teatro e o design de moda. Em 2017 compõe o elenco do espectáculo Borderline apresentado no CAAA, Guimarães (texto de Rita Silva e encenação de Mário A. Pereira). Frequentou formações no Teatro Nacional São João sobre a obra de Shakespeare – MacBeth e sobre a obra de Kark Kraus – Os últimos dias da humanidade. Em 2018 conclui a licenciatura em teatro na Universidade do Minho onde teve oportunidade de aprender com artistas como: Victor Hugo Pontes, Joana Providência, Fadi Skeiker, Nuno M. Cardoso e Tiago Porteiro. No mesmo ano realiza uma formação de acting para cinema com a realizadora Marie Brand na Act Escola de Actores. Em 2015 é convidada a frequentar uma formação de dramaturgia com elementos da Lark Foundation, USA através do Festival Gil Vicente, de Guimarães. Em 2016, depois de uma estadia de um mês em Moçambique, escreve a peça Zene que se debruça sobre a temática dos albinos em África. Mais tarde encena a mesma em Sevilha na sua experiência de Erasmus em 2018. Frequentou ainda o Conservatório de Música do Porto e a Associação Convívio, de Guimarães em canto jazz através do qual deu alguns concertos. Paralelamente, formou-se em design de moda na Escola de Moda do Porto de 2012 a 2015 e desde então trabalha em alguns projectos relacionados com a área. Actualmente é membro da Companhia da Bruma, residente no Porto, formada por Paulo Barrosa. Frequenta o 2º ano do Mestrado em Artes Cénicas da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.