A carregar Eventos
// 23 Fev  2019
Categoria de Evento:
16:00 - 19:00

Uma edição de autor que nos fala do Tomé, um adolescente real, que como muitos, se sentiu perdido perante um mundo com o qual não se identificava, onde a honestidade e a bondade são menosprezadas, que iniciou comportamentos de risco, que levaram a um acidente que lhe provocou a morte.
É também a história de uma mãe que quer homenagear o seu filho, gerando um movimento de reflexão sobre a adolescência que envolva jovens, pais, professores e outros interlocutores. Fátima Marques, a mãe do Tomé, começou a escrever um blogue após a morte do filho, nele partilhou a sua experiência do luto, passo a passo, e sem “photoshop” emocional, assim como as viagens interiores suscitadas pela sua relação com o seu filho, e pela descoberta gradual de textos escritos por ele ao longo da adolescência. Esse blogue, deu origem ao livro, junto com textos dos amigos e alguns textos inéditos.

Todos os lucros revertem a favor da produção do documentário “Tomé”: um documentário onde o personagem Tomé será o guia, com as palavras que deixou escritas: tocantes pela sensibilidade, pureza e sensatez. Este filme, pretende promover um diálogo para além dos preconceitos que marcam o discurso sobre esta fase, e ser ponto de partida de um projeto nas escolas do ensino secundário. Falar de comportamentos de risco, a saúde mental, emocional e o bullying, criando espaços de partilha.